barra de navegação

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

[Metáfora] O besouro


Ontem a noite eu vi um besouro. Muitos irão se perguntar e alguns quererão me perguntar o que tem de especial em se ver um besouro. Minha resposta: também não sei responder. Muitos irão perguntar o porque de eu, então, ter escrito um texto falando sobre isso. Minha resposta: eu, em momento algum, disse que meu texto falaria de algo especial. Eu só queria mesmo contar que eu, ontem à noite, vi um besouro.

Besouros são animais estranhos. Nunca ouvi falar que um besouro tivesse feito mal a alguém mas, mesmo assim, todo mundo tem medo de besouro. Bom, acho que generalizei. Eu tenho medo de besouro. Aquela casca dura, as patinhas, as garrinhas nas patinhas, aqueles pelinhos... Só de pensar já me dá arrepio.

Tem uma coisa curiosa sobre os besouros: besouros voam em torno da luz. Da lâmpada mesmo! Ou da vela, se tiver acabado a luz e a vela estiver acesa. Se você deixa a luz acesa, ele tá lá girando em torno da luz. Se você apaga, ele não sabe o que fazer. Besouros são animais loucos. Você abre a janela e ele continua girando em torno da luz. Você apaga a luz e ele não sabe pra onde ir.

Tem outra coisa curiosa sobre os besouros: Se você tentar espantar ele com um lençol ou com um cobertor, a chance das patinhas dele ficarem presas no cobertor é enorme e pra soltar é uma dificuldade sobre-humana. Pra se defender do cobertor, o besouro se prende no cobertor e ninguem tira ele de lá! Surreal.

Matar um besouro não é fácil, mas também não é difícil. Basta ter uma boa apontaria e algum objeto duro. Primeiro golpe serve pra tontear o bixo. Depois é só pisar em cima. Mas cuidado! Se ele fica preso daquele jeito no lençol, imagina como seria se o lençol fosse seu dedo.

Eu não sei pra que serve um besouro, só sei que não gosto deles. Nenhum pouco.

Ontem a noite eu tentei apagar a luz pro besouro me deixar em paz. Ele ficou louco. Eu abri a janela, ele não saiu. Ontem a noite eu tentei espantar o besouro com um lençol. Ele prendeu as patinhas no lençol e foi um deus-nos-acuda pra fazê-lo soltar. Ontem a noite eu tentei matar o besouro. Minha apontaria é péssima e eu quase perdi meu dedo.

Abri a janela, apaguei a luz. Ele ficou louco por um tempo, mas depois se acalmou.

Ele saiu pela janela. Algum tempo depois ele voltou. Ignorei-o e fui dormir. Pode ser que ele ainda esteja lá.


2 comentários:

  1. Não só os besouros, qualquer inseto voador tem esse comportamento estranho de ficar rodando em volta de lâmpadas, tentei dar uma pesquisada sobre mas não encontrei explicação para o comportamento. Vou perguntar alguns biólogos pra ver se sabem de alguma coisa. Se achar primeiro posta pra gente.

    ResponderExcluir
  2. Minha prima é bióloga ela explicou o caso: " Higor, tem muitas teorias viu... mas a mais básica é que os insetos usam a luz para orientação. Eles existiam na terra beeeeeeem antes dos mamíferos, antes da gente também claro!!), e como muitos saiam a noite, pois era mais seguro, eles usavam a luz da lua para se orientarem. Como eles mantêm esse instinto até hoje, as lâmpadas meio que chamam a atenção deles, como são mais fortes que a luz da lua (em questão de luminosidade em uma pequena área né? rs) elas atraem eles. Mas porque eles ficam rodando? Porque pra encontrar a luz da lua, eles teriam que manter uma direção mais reta e a luz artificial ilumina em todas as direções, mais forte, ai eles ficam desorientados."

    ResponderExcluir