barra de navegação

domingo, 29 de setembro de 2013

[Reflexão] Verdade é um ponto de vista


Verdade é uma designação que, invariavelmente, depende do ponto de vista. Algo que para mim é verdade, para você pode não ser.

Debatemos o tempo todo usando nossas verdades individuais, e sempre se chega a uma conclusão, algo como uma verdade geral, dentro do escopo do debate. Saudável e sábio é analisar verdades alheias, e tomar para a sua verdade, o que você achar que condiz com a sua visão sobre o que é verdadeiro, ou mantê-la intacta, ainda assim respeitando a visão alheia.

Ruim é quando aparece um cuspindo suas verdades na sua cara, como se existisse de fato uma verdade absoluta. Nenhuma verdade é absoluta, a menos que fatos provem o contrário. E nenhuma verdade se torna absoluta se você a sustenta com generalizações.

Diversas categorias gostam de tomar como absolutas as suas verdades. Alguns exemplos (não interprete as frases seguintes como generalizações, não é a intenção): Ateus afirmam que são superiores porque agem segundo a razão somente, religiosos pensam que trabalham para os bons costumes e repudiam e condenam quem os questione, homossexuais impõe sua vontade perante os demais cidadãos justificando-se pela repressão na sociedade, negros querem ser aceitos na sociedade baseado no que eles sofreram no passado e não baseado no potencial que podem oferecer, feministas consideram seus membros como seres supremos e questionar seus ideias significa inferiorizar a mulher, gamers acham que investir em jogos é uma prioridade para o desenvolvimento do país, e por aí vai.

Não, não estou criticando qualquer um dos grupos que citei, mas todos eles seguem a mesma lógica: nossa verdade é universal, ponto. A razão de todos esses grupos existe, mas se limita somente às suas verdades, relativas à seus pontos de vista.

Eu ainda sonho com o dia em que todos os grupos deixarão de blindar suas idéias contra questionamentos. Em toda a história da humanidade, nunca houve progresso sem que alguém tentasse derrubar uma verdade erroneamente tida como universal. Devemos tudo à natureza relativa da verdade, à dúvida, à incerteza. Não faz sentido defender uma idéia que se limita a um ponto de vista em favor de uma verdade restrita.

Talvez isso não passe de mais uma utopia, afinal tendemos muito mais à defesa do que à aceitação, mas isso sem dúvida traria fim a muitos conflitos por aí, afinal uma discussão onde duas pessoas defendem agressivamente seus argumentos não é diferente de uma guerra entre nações, a diferença é apenas na proporção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário