barra de navegação

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

[Análise] Uma História de Amor e Fúria

O filme foi lançado em Abril deste ano, portanto estou escrevendo esta análise um pouco fora do tempo normal, mas assisti recentemente e só então me inspirei a transformar meus pensamentos sobre o filme em um texto.
 
Enfim, vamos ao que interessa.


Uma História de Amor e Fúria é um filme de animação produzido e dirigido por uma equipe inteiramente brasileira, por cujo roteiro Luiz Bolognesi é responsável, e que conta a história do Brasil sob a perspectiva de um protagonista imortal, que viveu as transformações temporais do país desde o seu descobrimento até o tempo presente, e também contemplando um futuro sombrio que assolará o solo brasileiro de acordo com a interpretação de Bolognesi, ao mesmo tempo lutando contra uma entidade demoníaca similarmente imortal que o acompanha em todos os seus 600 anos de existência.



Numa espécie de flashback, o filme conta sua história de trás pra frente, detalhando cada um dos eventos históricos dos quais o protagonista fez parte, em formato narrativo, onde o próprio protagonista é o narrador. Tomam parte da ambientação do filme diversas porções importantes do história do Brasil, entre eles a vinda dos portugueses, a balaiada, o nascimento do cangaço, a ditadura militar, todos em ordem cronológica, e além disso é proposta uma interpretação quanto ao futuro próximo do país, onde uma guerra passa a ser travada pelo controle da água potável presente no subsolo brasileiro.




A animação pode parecer uma cópia-clichê dos outros filmes de sua categoria, mas os traços dos desenhos, os movimentos, os efeitos, tudo tem uma identidade própria, característica, tornando o filme único e incomparável.



A dublagem não conta com profissionais consagrados de produções vindas de fora, tendo os atores Selton Mello e Camila Pitanga como vozes principais, sendo as outras, todas desconhecidas. Apesar disso, todo trabalho de vozes é bem feito, e cumpre muito bem seu papel, não comprometendo em nada a qualidade final do filme.





Outro diferencial do filme: é uma animação voltada para adultos. Não espere cenários e musiquinhas infantis, palavreado suave, e cenas censuradas. Nada disso faz parte do filme. Ao invés disso, retrata sua história de uma maneira visualmente cruel (e também ofensiva, para alguns), mas com minúcia, riqueza e grande fidelidade ao que realmente aconteceu em cada cenário retratado, tanto os atos de bem quanto os moralmente questionáveis.


O filme tem outro grande ponto forte: por abordar eventos históricos do país, diversos locais reais no Brasil são cenários do filme. Rio de Janeiro, Maranhão, São Paulo, todos fielmente representados de acordo com a época. Graças a isso, consegue elevar a história do país a um novo status, uma nova importância.



Resumindo, o filme é de fato uma grande produção nacional, que merece todos os méritos que venha a receber.

Precisamos de filmes assim, feitos por brasileiros, para brasileiros, não importa de que geração.

Sendo assim, recomendo-o a todos os fãs de animação, que gostem de temáticas envolvendo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário