barra de navegação

terça-feira, 21 de maio de 2013

[Texto] (Sono demais para pensar em um título revolucionário o bastante)

Qual a diferença entre querer ser lembrado e querer ser sentido? Qual a diferença entre lembrança e saudade? Alegria e tristeza? Memória e arrependimento? Qual a diferença? Há diferença?

Se eu desejar que as pessoas chorem por minha falta, eu sou egoísta? Ou simplesmente humano? Desejar o sofrimento das pessoas, a angústia, a tristeza, por não me terem por perto, é errado? Por qual motivo devo viver? Deixar uma marca? Marca esta, que eu não posso controlar? E se eu quiser que só lembrem das coisas boas? Das alegrias, dos risos, dos amores, das paixões. Eu seria um mentiroso? Por tentar ofuscar com alegorias as amarguras da vida? Por tentar camuflar com sentimentos bons e bonitos a única certeza que temos nesse mundo? Você vê uma menina, acha ela linda, conversam, se encontram diariamente, semanalmente, você se apaixona. Você não sabe se ela se sente da mesma maneira. Nunca saberá. A sua única certeza é o fracasso. Você precisa se esforçar para fazer dar certo, o errado já é garantido. Sua única certeza é a morte.

Qual o sentido da vida? Ser egoísta e ser lembrado por todos como aquele "partiu antes da hora", "era tão jovem", e tantos outros lamentos similares? Ou viver pelos outros, e ser lembrando como "a pessoa mágica", "mudou minha vida", "meu amor". O que levamos para nós? O que temos de nós? O que de nós é realmente nosso? E, entre as pequenas porções de nosso ser que podemos chamar de nossas, quais realmente nos orgulham? Você acorda todos os dias, se olha no espelho, e se vê como a pessoa que quer ser? Você se orgulha do que vê? Você é o que você quer ver? Você tem coragem de se encarar no espelho?

Há algum tempo eu disse que o sentido da vida é não fazer sentido. Minha avó havia falecido há poucos dias,  e eu tentava achar alguma lógica naquilo tudo. Eu não quis trazê-la de volta. Nunca quis. Seu tempo aqui passou. Mas, o que me intriga, qual é nossa "missão" aqui? Sair da mãe, cagar em fraldas, espremer espinhas, transar, morrer de trabalhar, limpar fraldas cagadas, reclamar de dor nas costas, morrer? Ser bonito para os outros? Ser bonito para si? Ou apenas viver feio, se iludindo com a possibilidade da beleza?

O que é ser HUMANO? Ser impuro, imperfeito, feder, mentir, ouvir mentiras, amar, se decepcionar, se esforçar, ter preguiça, ter raiva, dó, pena, dor, saudade, prazer. Ser uma contradição. Ser para si, ser para os outros. Ser satisfeito descontente, ser sozinho acompanhado. Qual a diferença que nos separa dos zumbis dos desenhos animados? Ambos caminham sem rumo, instintivamente, atropelando aquele que vão caindo aos seus pés. É relevar e ser irrelevante. É tolerar e ser intolerante. É estimular e bloquear. É amar e odiar.É viver pra si. É viver pros outros. É não viver, é viver. É ser assim, essa contradição. Essa antítese.

2 comentários:

  1. A vida é realmente cercada de perguntas. De onde viemos de verdade? Deus existe mesmo? Mas de onde Deus veio? Beleza é tão importante? Existe vida fora da Terra? Quando o mundo vai acabar? Quando eu vou morrer? É engraçado pensar que essas perguntas que muitas vezes não encontramos respostas para elas, são as mais frequentes e as que mais estão presentes no nosso cotidiano. Às vezes, é bom apenas refletir as perguntas e não necessariamente procurar respostas para elas. Parabéns pelo texto João!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não procuro respostas, apenas alguém que compartilhe de minhas perguntas. Obrigado, Bolek.

      Excluir