barra de navegação

terça-feira, 28 de maio de 2013

[Jogos] Indie Bundles



Indie é um termo que rotula todo tipo de produção independente, que não tem envolvimento de terceiros na produção e distribuição de um produto. É um termo genérico que pode ser associado a todos as classes de mídias: músicas, filmes, jornais, revistas, enfim. No que se refere aos jogos, indie é um estúdio que produz e comercializa seus jogos por si só, geralmente tendo um orçamento menor que um estúdio grande, que tem parceria com uma publisher, e por isso tendo mais dificuldade para ser reconhecido dentre tantos outros estúdios no mercado.

Pensando nessa dificuldade que o meio indie tem de se colocar no mercado diante de tantas empresas poderosas (e por vezes monopolistas), surgiram diversas organizações dispostas a ajudar estúdios indie e seus desenvolvedores a se desenvolverem através de indie bundles.

Indie Bundle é um pacote de jogos, quase sempre formado somente por títulos de estúdios indie, cujo valor geralmente é definido pelo próprio comprador, ou pode ser comprado por um valor irrisório, meramente simbólico. Geralmente, pagar mais do que o valor médio escolhido pelos compradores dá direito a brindes, como jogos extras, trilhas sonoras, artes conceituais, wallpapers e diversos outros itens. Se o valor for fixo, geralmente é muito baixo, podendo estar às vezes abaixo de 10% do valor total dos jogos (quando estes estão fora de um bundle).

Ambas as modalidades de preços tem por objetivo atrair a maior quantidade de compradores possível, divulgando títulos indie e seus estúdios/desenvolvedores, e com isso as organizações que disponibilizam tais bundles acabam arrecadando boas quantidades de dinheiro, que é distribuído entre as partes envolvidas, ou pode ser dividido manualmente pelo comprador baseado no valor que escolher para sua compra. Alguns bundles inclusive extendem essa ajuda financeira a outras organizações, como instituições de caridade, um ato mais do que louvável.

A maioria dos bundles é dedicada a jogos DRM-free, ou seja, que não utilizam nenhum sistema de proteção contra pirataria e asseguram que você possa jogar sem instalar qualquer outro software. Também podem oferecer, como um extra, chaves para registro em serviços como Steam, Desura e Origin, permitindo que o comprador possa acrescentar os títulos presentes no bundle em sua conta nos referidos serviços. Todos os bundles são dedicados primariamente ao PC, mas também há bundles para celulares e tablets com Android.

Todos os bundles possuem um período de atividade, e são então substituídos por outros novos depois de terminados. A periodicidade entre um pacote e outro depende de quem os organiza, sendo que cada organizadora tem o seu padrão de tempo para liberar seus bundles. Entretanto, é uma função padrão entre elas oferecer newsletters para que o comprador seja avisado via e-mail sobre o lançamento de um novo bundle.

Exemplos de serviços de pagamento utilizados são:
  • PayPal;
  • Google Checkout/Wallet;
  • Cartão de crédito direto;
  • Bitcoins;
Abaixo algumas das organizações por trás dos indie bundles:

Humble Bundle é talvez a organização mais conhecida do gênero, oferecendo pacotes de jogos variados, todos DRM-free, numa média de 4 jogos por bundle (sem incluir os extras), sempre de diferentes estúdios, onde não há um valor fixo, e o comprador pode definir quanto quer pagar, e para quem irá o valor definido. Por 1 dólar, os itens da bundle podem ser ativados via plataforma Steam, e se o valor escolhido estiver dentro ou for superior à média dos valores pagos, itens extras são destravados e liberados para o comprador.

Há também uma modalidade semanal, que segue o mesmo formato, mas com um número menor de jogos.


Indie Gala oferece bundles, com jogos de diferentes estúdios, num formato semelhante aos propostos pela Humble Bundle, mas oferecendo, geralmente, apenas títulos ativáveis via plataforma Steam ou Desura (às vezes também na plataforma Origin). O valor e a divisão entre caridade, desenvolvedores e a organizadora também são decididos pelo próprio comprador, e este pode destravar brindes pagando o valor médio ou mais.

Também possui uma modalidade semanal.



Indie Royale oferece pacotes com jogos, de vários estúdios, ativáveis via Steam e Desura, ou DRM-free, e, diferente dos outros bundles, cada bundle tem um preço mínimo, que pode mudar conforme o valor pago pelos compradores. Conforme o período de um bundle passa, o valor sobe, porém pode diminuir se compradores escolherem valores mais altos que o valor mínimo.


Bundle Stars tem bundles variados, contemplando vários estúdios, sempre oferecidos por um preço único, mas bastante baixo, sendo apenas simbólico. Seus títulos são todos entregues ao comprador na forma de chaves ativáveis, quase sempre na plataforma Steam. O valor arrecadado é distribuído entre caridade e desenvolvedores pela organizadora.

Possui uma modalidade de bundles, auto-descrita como "4 jogos por menos de um dólar", onde comprador, por um preço ridiculamente baixo, pode adquirir quatro títulos e ativá-los nas plataformas disponíveis.




 
Se você gosta do que essa indústria está fazendo, é uma excelente oportunidade para manifestar o seu apoio aos estúdios independentes. Eles quase sempre são formados por gente muito criativa, que realmente gosta de jogar, e encara os jogos como uma forma de arte, diferente das grandes, que produzem seus jogos como em uma linha de montagem, visando enfaticamente o lucro.

O mercado atualmente anda em um estado de estagnação, com pouquíssimas idéias criativas e inovação mínima. Deposite sua confiança, para uma mudança de mentalidade entre os estúdios, no esforço indie, garanto que valerá a pena.

Um comentário:

  1. Aquele momento triste quando você não tem como pagar os bundles...
    Jogo indie, pra mim, é a personifação do conceito de jogo: Uma atividade não muito séria, e sempre divertida. Cara, A Reckless Disregard for Gravity e sua sequência, Aaaaaaaaaah for the Awesome são os melhores Indie que joguei. Tão bons e conhecidos que acho que nem são indie mais.
    Gostei muito de bundle onde peguei The Wonderful End of the World, Osmos e o jogo mais legal que já joguei, o 8-bit VVVVVV. Pense num jogo difícil!

    ResponderExcluir