barra de navegação

quinta-feira, 23 de maio de 2013

[Texto] Mensagens Subliminares.

Eu estudo sobre mensagens subliminares há mais de 4 anos, e com isso, consegui formular a minha tese sobre as mesmas. Como muitos sabem, as mensagens subliminares são aplicadas no mundo do marketing e da propaganda, quem estuda sobre isso pode se interessar bastante. Bem, não vou fazer um texto enorme para explicar mais. Vamos direto ao assunto!

Estás cansado de procurar, procurar e procurar algo sobre mensagem subliminar e a única coisa que achas são sites que não entendem nada sobre a mesma? Estás cansado de ter que ler textos enormes de um suposto entendedor de mensagem subliminar com muitas palavras complicadas e inventadas e quando tu não entendes o texto te chamam de burro? Estás cansado só de pensar em ter que ler uma trilogia de textos enormes sobre MS (apesar de esclarecedor)? Enfim, tento simplificar as coisas, numa tese única, expondo o que é ou poderia ser uma mensagem subliminar... e também o que definitivamente não é.

O que é Mensagem Subliminar?
Mensagens Subliminares são mensagens abaixo do limiar... tá, não é tão simples assim!
Uma mensagem subliminar, para ser realmente uma mensagem subliminar tem que ter/ser algumas coisas básicas, como: 

1) Ser abaixo do limiar:
Esse é o mais óbvio e o que os “entendedores” do assunto parece que não sabem. Pode ter algo escrito “Beba Coca-Cola” , “Compre Batom”, “Desligue o computador”... mas se não estiver escondido - seja por que estão ocultas ou muito rápidas – não é mensagem subliminar.
Segundo plano, voz baixa, som invertido, segunda intenção, merchandising, etc... não são mensagens subliminares! Tu não conseguirás perceber elas normalmente.

2) Ter uma "mensagem sugestiva":
E não pode ser qualquer mensagem, tem que ser uma que o subliminar entenda, isso é, não pode ser uma mensagem tipo: “Vá até o mercado mais perto, compre duas Coca-colas e um Fandangos de sabor a escolha, coma o fandangos e tome uma das latas que tu comprou, e a outra lata jogue no vendedor”. Isso nunca vai ser “lido” pelo cérebro, o limiar é “burro”, isso é, ele só entende mensagens simples como: “Beba Coca-cola”, “Compre Batom”... e uma mensagem subliminar não é algo mágico, ela não vai te obrigar a fazeres algo que tu não queiras, como se suicidar ou matar alguém. Ela só vai dar uma sugestão. A mensagem subliminar só vai dar um “empurrãozinho”. Por exemplo, se tu estás em dúvida entre Coca-Cola e Pepsi, a mensagem subliminar que contenha a frase sugestiva “Beba Coca-Cola” só vai ter influenciar a querer comprar a Coca-Cola, mas isso se tu estiveres mesmo em dúvida.

3) Ser feita de propósito:
Diferente de alguns pensam, uma mensagem subliminar tem que ser proposital. Uma foto do centro de Porto-Alegre teria muitas propagandas, pessoas com roupas, refrigerantes, salgadinhos, carros e as mais diversas coisas das mais diversas marcas que nem ligaríamos que poderia passar uma mensagem. Porém, se não fosse uma mensagem colocada realmente para sugestionar o consumidor, não seria considerada uma mensagem subliminar.

O que não é mensagem subliminar?
Primeiramente, para poder identificar uma mensagem subliminar, tem que saber os itens acima e ter um pouco de inteligência lógica, por exemplo: “Ah! Em uma musica do Eminem tem uma mensagem em português que fala que a Pepsi é melhor que a Coca-Cola! Seria mensagem subliminar?
Não! Por quê? Vamos ter um pensamento lógico e simples: Eminem é norte-americano, seu principal público são os norte-americanos, a língua dos Estados Unidos é o inglês, por que ele colocaria um mensagem subliminar em português? Sendo que nem no consciente os americanos entenderiam? É uma questão de lógica.

Outros erros famosos são:

666:
Bem, como lemos acima, a mensagem subliminar tem que ter uma “mensagem sugestiva”, mas nesse caso nem isso tem. Qual a diferença de 666, para 24, 23, 1, ou 1 milhão? Todos esses números são apenas números. Em alguns filmes de terror podemos achar 666 em números de lápides, casas, carros, etc. Mas isso é para a história do filme, nada de mensagem subliminar.

Pareidolia (rostos e objetos):
É quase o mesmo caso do 666, mas nesse, a maioria das vezes é pareidolia. Mas o que é pareidolia? Bem, vou explicar: pareidolia é a capacidade do ser humano de encontrar rostos ou objetos em nuvens, rochas, carros e etc. O cérebro tem duas causas principais para nós vermos rostos em tudo que é lugar, uma é que ele procura a harmonia no caos, isso é, se tem grãos de arroz espalhados sem ordem no chão, o cérebro procura encontrar uma ordem. E a outra é a facilidade de vermos rostos, isso é porque o cérebro precisa disso para reconhecer a mãe quando bebê, precisa saber diferenciar a mãe, de uma geladeira ou de uma pessoa qualquer. Outro fato é que muitas vezes você vê o que está predisposto a ver.

Erotismo na Disney:
”Toda a história de mensagens subliminares nos desenhos da Disney é feita da mesma matéria prima dos versos satânicos em discos e mulheres nuas em copos de gelo: a maldade está nos olhos de quem vê. E quando até a sexualidade do cantor da trilha sonora de um filme (Elton John e o Rei Leão) é mencionada, é sinal de que há maldade de sobra.” E o único caso de realmente ter uma imagem “erótica” em um filme da Disney foi o de “Bernado e Bianca” e as pessoas só descobriram isso quando a própria Disney anunciou o recall das fitas. Porém, não poderia ser considerado uma mensagem subliminar, devido ao fato de faltar a mensagem sugestiva.

Backwards masking (discursos reversos e sons invertidos):
Sabe aquela história de que se você invertesse o disco da Xuxa, ela falaria coisas satânicas, só que ao contrário? Bem, se você acreditava que isso era uma mensagem subliminar, tenho más notícias...
As mensagens subliminares devem ser claras para serem entendidas, porém, inconspícuas aos olhos ou ouvidos. Backwards masking (os sons invertidos) não são mensagens subliminares. Você não escutaria eles de uma maneira natural. Precisaria de um aparelho especial para reverter os sons, e mesmo assim, não seria considerado mensagem subliminar. 
E 20% de todas as mensagens reversas representam a voz do consciente e não correspondem necessariamente à verdade; os outros 80% são mensagens reversas oriundas do inconsciente, estas sim, revelam sempre a verdade sobre a psique humana.

Sex:
Eu acho que muita gente já viu ouviu uma pessoa dizendo que achou a palavra “sex” em algum lugar. Assim como o “666”, qual a diferença entre “sex”, de “feijão”, de “bunda”, de “porta”, etc? Além de ser apenas uma palavra, sem poder influenciar em nada, a maioria não vê “sex” realmente, a maioria vê: “se”, “xx”, “sx”, “fx”, ou qualquer outra coisa, basta a figura ter algo parecido com duas letras da palavra que a figura se transforma automaticamente em “sex”. Existe aquela famosa imagem do Rei Leão que aparece a palavra "SEX" no ar quando Simba se joga no chão. Pois bem, aquilo não é "SEX", mas sim "SFX". Essa foi uma marca que a produção dos efeitos especiais da Disney deixou no filme. SFX = Special Effects.

Suástica:
Suástica, como a muitos sabem, é um símbolo muito antigo e com os mais diversos significados em cada cultura. A suástica se tornou “suja” para o mundo depois que um dos maiores vilões da história mundial, presidente do partido Nazista, Adolf Hitler, a usou como símbolo para seu partido. Mas não podemos esquecer que o símbolo existe bem antes disso e significa coisas boas (como boa sorte, paz e etc) principalmente no Oriente. No Ocidente o uso da suástica é (em alguns lugares) crime. A suástica é uma das formas mais fáceis de se ver em qualquer lugar, mesmo que não a tenha na realidade, por isso, a maioria das supostas suásticas não são realmente suásticas, mas sim qualquer coisa. E além disso, suásticas são apenas um símbolo, nada de mensagem subliminar.
Outro fato interessante é que a suástica original, isto é, a suástica budista, tem a rotação em 180° de simetria e não equilateral – portanto com ausência de simetria reflexiva entre as suas metades. Já a suástica nazista é inclinada, de modo que dois "braços" dela, fiquem em ângulos opostos.

Outras postagens:
Bem, da próxima vez que eu postar sobre mensagens subliminares, estarei desmistificando os casos de erotismo na Disney de uma maneira geral - seja com imagens ou argumentos.

Um comentário: